Skip to content
Douglas Lourenço edited this page Jul 26, 2024 · 3 revisions

Welcome to the med-connect wiki!


HACKATHON SOAT


A Health&Med, uma startup inovadora no setor de saúde, está desenvolvendo um novo sistema que irá revolucionar a Telemedicina no país. Atualmente, a startup oferece a possibilidade de agendamento de consultas e realização de consultas online (Telemedicina) por meio de sistemas terceiros como Google Agenda e Google Meetings. Recentemente, a empresa recebeu um aporte e decidiu investir no desenvolvimento de um sistema proprietário, visando proporcionar um serviço de maior qualidade, segurança dos dados dos pacientes e redução de custos. O objetivo é criar um sistema robusto, escalável e seguro que permita o gerenciamento eficiente desses agendamentos e consultas. Além de conter as funcionalidades de agendamento e realização de consultas online, o sistema terá o diferencial de uma nova funcionalidade: o prontuário Eletrônico. O Prontuário Eletrônico permitirá o armazenamento e compartilhamento de documentos, exames, cartão de vacinas, e outros registros médicos entre as partes envolvidas, garantindo maior assertividade nos diagnósticos. Para viabilizar o desenvolvimento de um sistema que esteja em conformidade com as melhores práticas de qualidade e arquitetura de software, a Health&Med contratou os alunos do curso (SOAT) para fazer a análise do projeto e a arquitetura do software.


Requisitos Funcionais

  1. Autenticação do Usuário (Médico) O sistema deve permitir que o médico faça login usando o número de CRM e uma senha.
  2. Cadastro/Edição de Horários Disponíveis (Médico) O sistema deve permitir que o médico cadastre e edite os horários disponíveis para agendamento de consultas.
  3. Aceite ou Recusa de Consultas Médicas (Médico) O médico deve poder aceitar ou recusar consultas médicas agendadas.
  4. Autenticação do Usuário (Paciente) O sistema deve permitir que o paciente faça login usando um e-mail, CPF e uma senha.
  5. Busca por Médicos (Paciente) O sistema deve permitir que o paciente visualize a lista de médicos disponíveis, utilizando filtros como especialidade, distância (em kms) e avaliação.
  6. Agendamento de Consultas (Paciente) Após selecionar o médico, o paciente deve poder visualizar a agenda do médico e o valor da consulta, e efetuar o agendamento. O usuário paciente poderá cancelar a consulta mediante justificativa.
  7. Teleconsulta A consulta agendada deve criar um link de reunião online de duração padrão de 50 minutos que será utilizado pelo usuário e pelo médico no dia da consulta.
  8. Prontuário Eletrônico Acesso e Upload: O paciente deve poder acessar seu prontuário eletrônico e fazer o upload de arquivos, como exames e laudos médicos. Gestão de Compartilhamento: O paciente deve poder compartilhar seu prontuário com médicos, definindo quais arquivos ou grupos de arquivos serão acessíveis e por quanto tempo.

Requisitos Não Funcionais

  1. Alta Disponibilidade O sistema deve estar disponível 24/7 devido à sua natureza crítica no setor de saúde.
  2. Escalabilidade O sistema deve ser capaz de lidar com alta demanda, especialmente para profissionais muito procurados. O sistema deve suportar até 20.000 usuários simultâneos em horários de pico.
  3. Segurança O prontuário eletrônico deve possuir alta camada de segurança para prevenir falhas no compartilhamento de documentos. A proteção dos dados sensíveis dos pacientes deve seguir as melhores práticas de segurança da informação.

Entregáveis Mínimos

Os grupos deverão entregar o seguinte:

  1. Desenho da Solução MVP Diagrama da arquitetura que atenda aos requisitos funcionais e justificativas das escolhas técnicas. Descrição de como os requisitos não funcionais serão atendidos.
  2. Demonstração da Infraestrutura na Cloud Mostrando a aplicação funcionando na infraestrutura de nuvem, com exemplos de uso real (como chamadas de API).
  3. Demonstração da Esteira de CI/CD Explicação e demonstração do pipeline de deploy da aplicação.
  4. Demonstração do MVP Aplicação executando na nuvem, os itens de 1 a 6 dos requisitos funcionais, contemplando:
  • Autenticação do Usuário (Médico)
  • Cadastro/Edição de Horários Disponíveis (Médico)
  • Aceite ou Recusa de Consultas Médicas (Médico)
  • Autenticação do Usuário (Paciente)
  • Busca por Médicos (Paciente)
  • Agendamento de Consultas (Paciente)

Avaliação e Pontuação

Itens adicionais que serão diferenciais para a classificação dos grupos:

  • Aplicação das melhores práticas de qualidade e arquitetura de software.
  • Conhecimento e práticas de desenvolvimento seguro.
  • Documentação abrangente de todos os componentes e níveis da solução.
  • Automatização do processo de gerenciamento e alteração de infraestrutura.



FIAP