A Daemon app that uses MongoDB and Microsoft Graph to automate creation and management of students accounts on Azure Active Directory
Um aplicativo do tipo daemon que utiliza o MongoDB e Microsoft Graph para automatizar a criação e gerenciamento de estudantes no Azure Active Directory de uma escola.
-
Realize o login no Azure Active Directory da sua organização, vamos obter as informações para preencher os campos TENANT_ID, CLIENT_ID e CLIENT_SECRET do arquivo .ENV. A estrutura completa pode ser obtida no arquivo .ENV.EXAMPLE
-
Clique no menu lateral para o início Azure Active Directory, em seguida selecione a opção chamada "Registros de Aplicativo".
- Selecione a opção de novo registro
- Escolha o nome de exibição e as os tipos de conta com suporte, a URI de redirecionamento pode deixar em branco. Clique em registrar.
- Assim que o aplicativo estiver criado, exibirá o menu do aplicativo, onde já é possível obter o TENANT_ID e CLIENT_ID, nos campos de ID do diretório e ID do aplicativo respectivamente. Clique na opção "Adicionar um certificado ou segredo" localizada no lado direito da página.
-
Procure a opção "Novo segredo do cliente" na parte inferior da página.
-
Insira a descrição e o período de expiração do token.
-
Após a criação, haverá uma coluna com o cabeçalho "ID Secreto", apenas copiar o valor e já possuímos o CLIENT_SECRET da aplicação.
-
O próximo passo é autorizar esse aplicativo que criamos no Azure a gerenciar os recursos do diretório da sua organização. De volta ao menu da imagem 3, procure o botão "Permissões de APIs", selecione a opção "Adicionar Permissões" > escolha "Microsoft Graph" > em seguida "Permissões de aplicativo".
-
Marque as seguintes opções: EduRoaster, EduAssignments, EduAdministration, Directory, Organization, Teams, User, Group, GroupMember,
-
Marque o botão "Adicionar permissões".
- Para preencher o restante das informações requeridas no .env.example pode ser utilizado o Microsoft Graph Explorer.