description |
---|
Olá, Seja bem vinda! Vamos te contar um pouco sobre a Internet e seus fundamentos. Por exemplo, sobre o que é a Internet e como funciona? E também um pouco de sua história. |
- O que é Internet?
- História da Internet
- Como a Internet funciona?
- URL, IP e DNS
- Caminhos da Internet
- Rede, Intranet e Extranet
- Navegador
- Cliente-Servidor
- Referências Bibliográficas
Video sobre o surgimento e evolução da Internet
A internet é um sistema de redes de computadores mundial, todos eles estão ligados uns aos outros. A comunicação via internet pode ser de dados, de voz, vídeo, multimídia, etc.
Curiosidade: A palavra internet vem de “inter” que vem de internacional e “net”, que significa rede, ou seja, rede de computadores mundial.
- A internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA), com o objetivo de conectar os computadores de seus departamentos de pesquisa, na década de 1960. Assim surgiu a ARPANET, interligando quatro instituições: a Universidade da California; LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah.
- Vários estudos e pesquisas se deram a partir deste projeto e, na década de 70, surgiu o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da internet até hoje.
- A entidade americana National Science Foundation (NSF) interligou em 1985 os supercomputadores de seu centro de pesquisa, a NSFNET e no ano seguinte entrou para a ARPANET. Essas duas redes passaram a ser a espinha dorsal (backbone) de uma nova rede, a INTERNET. Obs.: Backbone são a “internet em si”, sem eles a internet não consegue realizar seu trabalho. Alguns dos principais Backbones do Brasil: Oi, Telefônica, Embratel, Comsat Brasil, entre outros.
- Na década de 1990, a internet deixa de ser uma instituição de natureza acadêmica e passa a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas quanto para fornecimento de serviços diversos.
Para encontrar e explorar páginas na internet, utiliza-se um navegador de Internet. Navegador é um tipo de software que permite acesso à internet. Basta inserir um endereço Web no navegador para ser levado a este Website.
Para a internet funcionar é preciso dois componentes principais: hardware e protocolos.
- Hardware - São os elementos que formam as conexões. Alguns são as pontas finais, como o computador. Outras são desde cabos até o dispositivo usado para acessar a internet como roteadores, servidores, torres de telefonia celular, satélites, entre outros.
- Protocolos - Conjunto de regras que as máquinas adotam para completar tarefas. São os protocolos que fornecem o método e a linguagem comum que as máquinas usam para transmitir dados. Existem vários protocolos na internet. Por exemplo, http - usado para ver sites no navegador, aparece na frente de qualquer endereço web. Outro exemplo é o protocolo de controle de transmissão (TCP) e protocolo de internet (IP), o TCP/IP, que basicamente estabelecem regras de como a informação passa pela internet. Sem isso, o usuário precisaria de conexões diretas para outros computadores para acessar a informação que eles guardam.
- Os sites se comunicam usando pacotes, que são pequenas quantidades de informação.
- Cada pacote viaja para a internet e para o computador que o solicitou.
- Quando o servidor do site que se deseja acessar já se comunicou com o da companhia da internet utilizada, a página vai sendo carregada no computador, dependendo da velocidade contratada.
-
URL
É o endereço Web que é informado em um navegador para chegar a um Website.
Todos os Websites possuem uma URL, e por sua vez cada URL tem um endereço IP.
Ex: A URL www.gooogle.com leva ao Website do Google.
-
Endereço IP
É uma série de números que indica ao computador onde encontrar as informações que se procura.
Por serem números longos e complexos, criou-se os URLs, e ao invés de informar um endereço IP para ir para um Website, basta inserir a URL.
Cada dispositivo (computador, celular, tablet) usado para conectar a internet possui um IP único.
A internet possui inúmeros Websites e endereços IP, mas o navegador não sabe automaticamente a localização de cada um deles. Para procurar cada um deles existe o DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio).
-
DNS
É o tradutor de uma URL, como por exemplo www.google.com, em um endereço IP, levando ao Website que se procura, ou seja, o DNS vai apontar a requisição para a direção certa.
Sem o IP é impossível navegar na internet. Quando se acessa informação de outro computador, os protocolos TCP/IP tornam esta transmissão possível.
A requisição viaja pela internet e atinge os servidores DNS para encontrar o servidor-alvo.
É preciso ter uma coordenação global para que o sistema de endereços IP e DNS funcione corretamente, ou seja, para que em qualquer lugar do mundo, para se abrir o site do google, por exemplo, basta digitar www.google.com.
Obs.:
ICANN é o nome da organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPs em escala mundial.
Os dados enviados pelos usuários são transportados pelo provedor de serviço, então são enviados para o provedor de acesso e chegam novamente ao backbone (que é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam). A partir do backbone, o processo segue o mesmo caminho inicial até o próximo destino.
O que acontece quando fazemos uma requisição?
Para ter uma idéia do que acontece, veja o exemplo a seguir:
=> Qual o primeiro passo?
Para acessar uma página online, é preciso abrir o navegador e se conectar ao website que o contém. Ao fazer isso, o computador envia uma requisição eletrônica pela conexão de internet para o provedor de acesso. Este provedor roteia o pedido para um servidor adiante na cadeia da internet.
=> O que acontece com essa requisição?
Esse pedido vai atingir um DNS (servidor de nome de domínio). Esse servidor vai então procurar por um nome de domínio que corresponda com o nome de domínio que a pessoa digitou no campo de endereço do navegador (ex.: www.google.com). Se ele encontrar a correspondência, ele vai redirecionar o pedido ao endereço IP apropriado do servidor.
Se não encontrar, ele irá enviar o pedido a um nível mais alto da cadeia para um servidor que tenha mais informação. Ao achar o servidor requisitado, ele vai responder enviando o arquivo requisitado em uma série de pacotes. Quando os pacotes chegam até o computador que o requisitou, o dispositivo (computador usado, por exemplo) os arranja de acordo com as regras dos protocolos.
É como colocar juntas peças de um quebra-cabeças, e como resultado final, a pessoa vê a página com seu conteúdo.
Rede
Rede de computadores pode ser definida como um conjunto computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, disco rígido, etc. Obs.: A internet, por exemplo, é um sistema que conecta muitas redes de computadores. Existem muitas formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança. A rede permite a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software.
Tipos de rede:
=> LAN (Local Area Network): são redes locais porque cobrem uma área limitada, visto que quanto maior a distância, maior a taxa de erros que pode ocorrer devido à falha de sinal. São usadas para ligar estações de trabalho, servidores, periféricos, em uma casa, escritório, etc.
=> WAN (Wide Area Network): a WAN abrange uma grande área geográfica, como um país ou continente. A internet é a maior WAN que existe. Em geral uma WAN contém um conjunto de servidores que formam sub redes e ligam redes dentro de uma vasta área, permitindo a comunicação a grande distância.
Intranet
A intranet permite tudo o que a internet dispõe, porém é restrita a um certo público, por exemplo, todos os funcionários de uma empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa O acesso a intranet geralmente é feito em um servidor local em uma rede local (LAN).
Extranet
Quando alguma informação ou dado da intranet é aberta a clientes ou fornecedores de uma empresa, a rede passa a ser chamada de extranet. ou quando uma empresa tem uma intranet e seu fornecedor também, e ambas essas redes privadas compartilham uma rede entre si (para facilitar pedidos, pagamentos, etc.), essa rede compartilhada também é uma extranet.
=> A diferença básica entre intranet e extranet está em quem gerencia a rede. O funcionamento e a arquitetura da rede é a mesma. Quem gerencia uma intranet é só uma empresa. Já uma extranet, os gerentes são as várias empresas que compartilham a rede.
O navegador (ou browser) é um programa que permite visualizar o conteúdo da rede em sua forma gráfica ao invés de códigos HTML (linguagem usada para montar o site).
Como a Internet se tornou uma rede cada vez maior de computadores interligados, houve necessidade de dedicar alguns computadores para prover serviços à rede. Os computadores que proveem serviços são chamados de Servidores, e os que acessam e consomem os serviços são chamados de clientes.
[1] https://www.alainet.org/pt/articulo/190287
[2] https://www.researchgate.net/figure/Hardware-and-software-organization-of-an-Internet-application_fig1_2319107
[3] http://cursocertificado.com.br/os-conceitos-basicos-da-internet/
[4] https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/como-internet-chega-na-sua-casa.html
[5] https://www.tecmundo.com.br/o-que-e/829-o-que-e-dns-.htm
[6] http://todostutoriaisweb.blogspot.com/2013/04/redes-de-computadores-qestionario.html
[7] https://www.tecmundo.com.br/internet/982-o-que-e-cliente-servidor-.htm