O projeto GamingTrack será um web site desenvolvido na disciplina de Engenharia de Software 2 com o objetivo de construir, nos alunos envolvidos no projeto, o aprendizado de algumas técnicas da engenharia de software.
Neste site teremos uma espécie de rede social dedicada aos jogadores games eletrônicos que será dinâmica e de fácil integração com a API de alguns dos gerenciadores de games disponíveis no mercado.
Nesse sentido, os jogadores terão acesso ao tempo de jogo e conquistas conseguidas em seus games favoritos reunidos em um só ambiente, facilitando, assim, o compartilhamento dessas conquistas com os amigos.
Além disso, os jogadores poderão fazer resenha de jogos dando sua opinião, fazendo críticas ou elogios.
Os usuários poderão ver e comentar as resenhas dos outros jogadores.
O back-end do projeto será desenvolvido na linguagem de programação Python e utilizando o Framework Django REST que é uma variação do Framework Django.
- Model
A model é a representação dos objetos, permitindo obter informações do banco de dados sem conhecer a complexidade de tal. Essa camada contém tudo sobre os dados: como acessar, validar, comportamentos e relações entre dados.
- View
A view controla o fluxo de informações entre a model e o mundo externo. Essa camada utiliza lógica programada para decidir quais informações serão extraídas do banco de dados e quais serão transmitidas para exibição.
- Serializer
Os serializers permitem que dados complexos sejam convertidos em tipos de dados nativos do python, que podem ser renderizados facilmente em JSON, XML e outros tipos de conteúdo. No Django Rest, os serializers funcionam de forma semelhante às classes Form e ModelForm do Django.
- URL
O framework REST tem suporte para o roteamento automático de URL para o Django, e fornece uma forma simples, rápida e consistente de conectar sua lógica de visualização a um conjunto de URLs.
O front-end será desenvolvido utilizando a linguagem JavaScript com React consumindo a API criada. Espera-se que tenhamos uma a página web bem organizada e compatível com os diversos navegadores que tenham suporte ao JavaScript.
Este projeto usará o banco de dados relacional - SQL. Com isso esperamos dados fortemente íntegros.
Com essa finalidade, será usado o SGBD PostgreSQL, um poderoso gerenciador de banco de dados relacional que tem ampla credibilidade no mercado. Ele é portável em alguns sistemas operacionais como Windows, MacOS e diversas distribuições Linux, além disso, dá suporte ao mapeamento objeto-relacional - ORM (sigla em inglês), podendo ser usado para trabalhar com linguagens orientadas a objetos sem problemas.
1) acesse o postgres pela powershell
psql -U postgres
2) use o comando abaixo para criar o usuario do banco de dados
create user gamer;
3) atribua a senha no comando abaixo:
alter user gamer password 'principal';
NOTA 1: esse comando é o mesmo usado para mudar a senha
NOTA 2: caso a senha seja alterada, ir em settings.py e alterá-la no database
4) em seguida, garanta que ele tenha acesso ao banco de dados (que já deve ter sido criado)
grant all on database "GamingTrack" to gamer;
5) está criado, basta escrever exit;
e sair do postgres ou fechar a powershell
DICA: Use o comando abaixo para logar com o usuario criado:
psql -U gamer "GamingTrack"
gamer
seria o usuário e "GamingTrack"
o banco de dados, que está entre aspas devido ao fato do postgres colocar nomes em minúsculo.
- Descrição das Tarefas - Plano de Iteração e Release
- Perspectivas do projeto - Documento de Visão
- Descrição do Modelo de Dados
- Documento de User Stories
- Documento de Modelo Arquitetural
- Documento de Relatórios de Testes
Principal tutorial utilizado <www.youtube.com/watch?v=f1R_bykXHGE>
Tutorial do framework Django Rest <www.django-rest-framework.org/tutorial/quickstart>
Página sobre Django https://tutorial.djangogirls.org/pt