-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 0
Desenvolvedores
Desenvolvedores, comecem aqui!
Esta página provê informações sobre a pilha de aplicação do Figgo, seu ambiente de desenvolvimento e o servidor de integração contínua.
Outras páginas para desenvolvedores:
Nossa recomendação de ambiente de desenvolvimento
- Ubuntu
- Eclipse Indigo (3.7) + Plugin M2E
- Maven2 (*)
- Google AppEngine Java SDK (*)
- Git (*)
As ferramentas com (*) são obrigatórias.
Para instalar estas ferramentas no Ubuntu 11.10, siga os seguintes passos:
sudo apt-add-repository ppa:daniloqueiroz/dev && sudo apt-get update && sudo apt-get install maven2 git-core java-gae-sdk eclipse-platform
Será necessário instalar o M2E manualmente, para isso siga as instruções em (http://www.eclipse.org/m2e/download/).
Se você não usa Ubuntu, você terá que instalar manualmente o GAE SDK. Se você usar uma distribuição baseada em Debian/Ubuntu, poderá baixar o arquivo .deb aqui e instalá-lo manualmente, ou poderá baixar o SDK direto do site do AppEngine
configurar /etc/localhosts
Rodar a aplicação localmente rodando aplicação criando um coletivo
O Figgo utiliza um servidor de Integração Contínua Jenkins, provido pelo CloudBees.
O endereço do servidor é https://cotopaxi.ci.cloudbees.com/view/Figgo/
- HTML5, CSS3, JQuery
- Velocity
- Cotopaxi
- JDO
- Google AppEngine
Template Engine desenvolvido pela Apache e utilizado pelo Cotopaxi.
Referências:
- https://velocity.apache.org/engine/releases/velocity-1.7/
- https://velocity.apache.org/engine/releases/velocity-1.7/user-guide.html
O Cotopaxi é um glue framework para desenvolvimento web em Java e que tem como principal foco ambientes de computação em nuvem. O framework é dividido em duas partes, core e extensions.
O core contém os componentes mínimos necessários para o desenvolvimento de uma aplicação web utilizando o modelo MVC - isso é, mecanismo de roteamento e controllers, conversão de tipos e validação, interceptores, injeção de dependência e renderizadores de view.
O Extensions possuem extensões que podem via ser utilizadas por aplicações diversas e que focam em características intrínsecas ao ambiente de computação em nuvem - camada de dados, gerencia de namespace para aplicações multi-inquilino, barramento de mensagens para processamento assíncrono, entre outros. As funcionalidades providas pelo Extensions no então são divididas em uma camada de funcionalidades, providas por interfaces genéricas e uma camada dependente de plataforma.
Referências:
Padrão para persistência de dados em Java com suporte a diversos Bancos (incluindo bancos NoSQL). No caso do Figgo, por este utilizar o GAE, nem todos os recursos do JDO estão disponíveis, consulte a documentação do Google App Engine para mais infos.
Referências:
O GAE é o ambiente de computação em nuvem da Google. Trata-se de um PaaS que provê abstrações para diversos recursos usados neste tipo de ambiente, como MemCache, Message/Task Queue entre outros. Outro ponto relevante sobre o GAE é que ele utiliza um banco de dados NoSQL, não permitindo, por exemplo, realizar operações de JOIN.
Além disso, como é característico dos ambientes de computação em nuvem, o GAE possui um modelo elástico, adaptando o tamanho de sua nuvem para a sua demanda e um modelo de tarifação pay-as-you-go, cobrando apenas pelos recursos efetivamente utilizados.
Referências: