Programa simples para calcular o comprimento de onda associado à uma partícula com massa e classificar esse comprimento de onda com base no espectro eletromagnético. Mais detalhes na Wikipedia.
No momento, o programa pode ser acessado via terminal e os dados desejados inseridos conforme as instruções. As duas imagens a seguir usam elétron como exemplo, alterando a velocidade.
As funções isoladas podem ser acessadas por importação em um terminal interativo ou em Jupyter Notebooks. (Tutorial a ser feito).
O programa se baseia na classificação das regiões espectrais dada pela ISO 21348 para fornecer os nomes das regiões associadas a um dado comprimento de onda. Mais de um nome pode ser fornecido, já que diferentes áreas da ciência classificam de formas distintas algumas regiões. O arquivo PDF da tabela dessa ISO e a tabela com os dados que o programa usam se encontram na pasta core.
No momento, o repositório pode ser clonado. Ainda não há instalação via PyPI.
Esse é um projeto de ensino em fase inicial elaborado pelo professor Francisco Bustamante e pelo aluno Fernando Fraga, ambos do IFRJ campus Rio de Janeiro.
Caso tenha interesse em utilizar o projeto em publicações ou aulas, considere citá-lo como
F. L. S. Bustamante & F. H. Fraga, de Broglie, 2020 - Disponível em: https://github.com/fhfraga/de_broglie