Backend Programa de Estágio Pitang 2024.
Get Started · Decisões · Considerações
Para rodar, primeiro, crie um .env com as variáveis que preferir, no .env.example tem as variáveis necessárias e quais eu usei para rodar o projeto. abra o terminal na pasta do projeto e,
Instale as dependências:
npm install
Execute em modo desenvolvedor:
npm run dev
Note: Para o acesso visual do endpoint com todas as features, é recomendado acessar pelo Frontend ao mesmo tempo.
Esse Backend foi bem simples de se implementar, apenas com 3 endpoints e alguns testes, tomei a liberdade de usar Prisma como ORM e um banco de dados leve SQLite, que foi como fizemos em aula com Keven.
Além do uso do Prisma também usei o Jest com o SuperTest para testar os endpoints.
Outras bibliotecas/middlewares usados e recomendados por Keven, foram:
- cors, para caso futuro de implementação de acesso restrito
- helmet, para a segurança do backend em Express
- morgan, para o log de HTTP requests
Gostaria de primeiramente agradecer a oportunidade de aprender e me desenvolver com vocês, e torço para que essa experiência seja apenas o começo de uma grande jornada pela frente.
Dificuldades:
O projeto de backend foi bem mais simples que o de frontend, por ser uma API simples sem autenticação ou muitas checagens. Uma dificuldade foram os testes que provavelmente não estão de acordo com o que deveriam, mas como não tivemos aulas de testes no Back foi o que eu consegui imaginar, já que eu não consegui descobrir como testar sem ter 2 bancos de dados separados.
- GitFlow:
Tomei a liberdade nesse projeto já que era individual e não estava em produção para usar a branch master como se fosse a develop. Acredito que as boas práticas do gitflow tenham sido um ponto fraco do meu projeto, já que estava um pouco desacostumado, dando nomes bem ruins a branches e a commits. No mais aprendi muito sobre e vou continuar estudando e aprimorando esse ponto fraco que encontrei em mim.