Projeto criado para a masterclass de flutter ministrada por Jacob Moura.
" O (IMC) índice de massa corporal é baseado na altura e peso do individuo. O calculo é representado por Dividir o peso pela Altura ao quadradro² "
- Crie uma função que realize o calculo de IMC. ✅
" Na matemática, a sucessão de Fibonacci (ou sequência de Fibonacci), é uma sequência de números inteiros, começando normalmente por 0 e 1, na qual cada termo subsequente corresponde à soma dos dois anteriores. A sequência recebeu o nome do matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido por Fibonacci, que descreveu, no ano de 1202, o crescimento de uma população de coelhos, a partir desta. Esta sequência já era, no entanto, conhecida na antiguidade. "
- Implemente a sequencia fibonacci com funcões recursivamente usando o Dart. 🔁
" Uma das coisas mais úteis que aprendemos no ensino médio é a 'Regra de 3'. Consiste quando temos 3 valores e precisamos saber o quarto. "
Geralmente temos dois grupos, e o calculo é feito multiplicando paralelamente os valores entre os dois grupos.
Ex: Valor A está para Valor B, assim como, Valor X está para Valor Y. Valor A x Valor Y = Valor B x Valor X
- Sabendo disso, crie uma função que receba 4 argumentos opcionais e que retorne a resolução da regra de 3, levando em consideração que será considerado o argumento vário como valor a ser encontrado, logo, poderá ter apenas um valor necessáriamente "vazio". 🔁
" Construa uma classe que valide um CPF recebendo um valor String por construtor e um método de validação retornando um booleano. O CPF tem dois dígitos verificadores que são os dois últimos números do CPF. "
- Cálculo do primeiro dígito verificar:
-
O primeiro passo é calcular o primeiro dígito verificador, e para isso, separamos os primeiros 9 dígitos do CPF (111.444.777) e multiplicamos cada um dos números, da direita para a esquerda por números crescentes a partir do número 2.
-
Multiplique cada digito do CPF pelo respectivo número e somamos cada um dos resultados.
-
Divida o valor obtido por 11. Trabalharemos com o RESTO e não com o VALOR da divisão.
-
Se o resto da divisão for menor que 2, então o dígito é igual a 0 (Zero). Se o resto da divisão for maior ou igual a 2, então o dígito verificador é igual a 11 menos o resto da divisão (11 - resto).
O Resultado deve ser igual ao primeiro dígito verificador.
- Cálculo do segundo dígito verificar:
-
Pegaremos os primeiros 10 dígitos do CPF (111.444.777-1) e multiplicamos cada um dos números, da direita para a esquerda por números crescentes a partir do número 2.
-
Com o resultado em mãos, siga os passos 2, 3 e 4 do cálculo do primeiro dígito.
O Resultado deve ser igual ao segundo dígito verificador.
" O Mod 10 é um algoritmo para validação de cartões que é utilizado pela maioria das bandeiras em todo o mundo. A seguir mostro como utilizar o algoritmo para validar a numeração do cartão. Para validar o cartão de crédito siga esses passos: "
-
Separe o último dígito do cartão. Neste caso é o zero.
-
Multiplique a numeração do cartão, número por número sendo a coluna ímpar por 1 e a coluna par por 2, levando em conta que a primeira coluna inicia-se por 0 (zero). Se o valor da multiplicação tiver dois dígitos, separe e some cada unidade. Em seguida, some todos os valores.
-
Com o resultado anterior, faça uma divisão por 10 para obter o resto da divisão:
-
Subtraia o resto da divisão por 10:
-
Faça a verificação do número que foi separado no item 1 com o resultado do item 4. Se os números forem iguais, o cartão é valido, e se forem diferentes, é invalido.
Para testes, segue dois números de cartão:
Cartão inválido: 5419 8250 0346 1210. Cartão válido: 4916 6418 5936 9080.
" Cifra de Vigenère é uma criptografia simples usada para embaralhar textos. Valores que não seja letras NÃO SÃO TRANSFORMADOS. "
- Crie uma classe que execute 3 regras de negócio relacionado a criptografia: A - Gerador de Key randômica. B - Encode (Retorne o texto criptografado) C - Decode (Retorne o texto descriptografado).
Obs: Use apenas valores maiúsculos. Certifique-se disso!
A. Algorítimo para Key: Para executar o encode e decode é necessário ter uma chave que tenha valores randômicos mas que tenha a mesma quantidade de caracteres do texto a ser criptografado.
B. Encode: Passo 1: Receba a o texto a ser criptografado e a chave em questão. Passo 2: deve-se somar o charCode de cada letra do texto e da key em suas respectivas posições e dividir por 26. O RESTO dessa divisão deve ser somado com o CharCode da letra A. Passo 3: O resultado da soma anterior é o novo char. Lembre-se: Valores não alfabetos não devem ser transformados.
C. Decode: Passo 1: Receba a o texto criptografado e a chave. Passo 2: deve-se subtrair o charCode de cada letra do texto e da key em suas respectivas posições somando o resultado com 26. O resultado deve ser dividido por 26. O RESTO dessa divisão deve ser somado com o CharCode da letra A. Passo 3: O resultado da soma anterior é o char descriptografado.
Este projeto utiliza a licença do MIT. Veja LICENSE.md para mais detalhes.
- 🎓 Electronics Engineering Student at UFSC, graduating in 6 months.
- 📬 Vitor Furtado Thomé - [email protected]
- 👔 Linked-In: https://www.linkedin.com/in/vfthome/
- 🎯 Project Link: https://github.com/vfthome/Masterclass-Flutter