Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Descrever mais profundamente alguns pontos do código #69

Open
joseliacosta opened this issue Mar 15, 2018 · 11 comments
Open

Descrever mais profundamente alguns pontos do código #69

joseliacosta opened this issue Mar 15, 2018 · 11 comments

Comments

@joseliacosta
Copy link

Após uma acalorada discussão no canal #general do Slack eu pensei que seria legal sugerir um append no código de conduta, principalmente no assunto tolerancia.

A Renata sugeriu esse link aqui e eu acho que é importante refletir sobre ele e tentar descrever no CoC que não toleramos intolerancia e porque não fazemos isso.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_da_toler%C3%A2ncia

#paz ✌️

@khaosdoctor
Copy link
Contributor

Concordo, mas acho que temos que pegar certinho a parte do artigo que tem que ser adicionada ao CoC, por exemplo, temos uma parte aqui:

"Nós devemos portanto declarar, em nome da tolerância, o direito de não tolerar o intolerante."

De forma que o TC seria uma comunidade não tolerante por não tolerar o intolerante como dito na citação. O que poderia ser válido, mas ai não seriamos justos, conforme outra citação deste mesmo artigo:

"[...] que uma sociedade justa deve tolerar o intolerante, do contrário, a sociedade seria então si própria intolerante, e portanto injusta [...]"

Então temos que ser mais tolerantes sob o risco de eliminar a tolerância como dito aqui:

"Menos conhecido é o paradoxo da tolerância: tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância."

Ou ser menos tolerantes, mas sob o risco de sermos injustos?

Acho que um meio termo seria uma coisa assim:

(...)Michael Walzer indagou: "Devemos nós tolerar os intolerantes?". (...) a maioria dos grupos religiosos minoritários que são beneficiários da tolerância, são eles próprios intolerantes, ao menos em alguns aspectos. Em um regime tolerante, estas pessoas podem ter que aprender a tolerar, ou ao menos comportar-se "como se possuíssem esta virtude"

O que acham?

@jaqueventurim
Copy link

pra mim o que deve ser posto no CoC é isso aqui:

"...acreditam que sua própria segurança, e daquelas instituições da liberdade, estão em perigo".

lembrando sempre que segurança NÃO É só a física. nossa saúde mental entra nisso, e quando uma mulher/um LGBT/uma pessoa negra/uma pessoa trans diz que já está exausta de discutir tal coisa é porque a segurança dela já foi destruída, e portanto, está em perigo.

@jaqueventurim
Copy link

outra coisa extremamente importante também é que o CoC não pode ficar subentendido então nada de ficar em cima do muro. ele tem que ser objetivo e simples.

@woliveiras
Copy link
Member

Gente, sem filosofar muito, é isso aqui que importa pra uma comunidade (não só para o TC):

se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante contra a investida dos intolerantes, então os tolerantes serão destruídos, e a tolerância junto destes

Investida dos intolerantes.

Nós precisamos estar preparados para defendermos as pessoas da nossa comunidade contra uma pessoa intolerante. Não vejo o que filosofar ou discutir quanto a isso.

Todo o resto é filosofia que pode ser subentendida. Como "ser intolerante contra a intolerância"... Isso pode ser levado por vários contextos filosóficos até chegar ao ponto de que todo mundo é intolerante e pronto. 😂

Só que isso já está no COC:

Não toleramos nenhum tipo de repúdio, humilhação ou discriminação

E depois aprofunda colocando exatamente o que é ruim em uma comunidade, justamente para não ser subjetivo/abstrato demais:

Gênero, identidade de gênero ou expressão de gênero;
Orientação sexual;
Restrições físicas;
Aparência física (incluindo, mas não limitado, ao tamanho do corpo);
Raça e/ou etnia;
Idade;
Religião ou a falta dela;
Escolha de tecnologias;

Podemos colocar ali, também, posição política, visto a última treta que deu na comunidade.

Uma pessoa de esquerda não deve arrumar confusão com alguém de direita e vice-versa (como se só existissem esses dois posicionamentos, mas, infelizmente, as pessoas estão politizadas via Facebook, portanto leiam isso só como exemplo, viu).

Mais pra frente o COC reforça:

Nós adotamos a política de tolerância zero para assédios, perseguições ou discriminações;

E podemos colocar ali também que nós devemos evitar discussão política, visto que inclusão independe de posicionamento político e poderemos continuar falando disso lindamente, mas não será permitido discussão de direita vs esquerda na comunidade.

Concordam comigo que já existe proteção contra intolerantes no grupo e com colocar as clausulas sobre política?

Só precisamos que a comunidade adote a prática de denunciar, pois o form de denuncia existe e não está sendo usado quando acontece algo. 😞

@joseliacosta
Copy link
Author

Então @woliveiras é que eu to percebendo que a nuance de agressividade que acontece nessas discussões é muito sutil... E perceba que quando alguém coloca um comentário intolerante e parece irredutivel vai mó galera discutir com a pessoa, mó galera fica exausta de sempre ter que explicar as mesmas coisas (que sim, parecem bem explicitas no CoC e nos textos do Medium do TC) e no final sempre sai alguém nervoso porque tentamos ser "tolerantes".
O que eu achei importante desse paradoxo é entender que não podemos dar lugar para alguém que alimente uma discussão intolerante e esse é meu ponto pra deixar isso explicito e com detalhes (perdoe-me a redundância) no código de conduta, entende?
Eu sei que somos uma comunidade que passa segurança para muitas pessoas e que respeita o código de conduta, porém, como vc mesmo disse o form de denuncia existe e não é usado, mas o form de denuncia é meio que pra depois que alguma coisa aconteceu :(
Penso que ainda que utópico acreditar que todas as pessoas leram e entenderam de primeira o CoC isso pode nos deixar mais protegidos para discursos intolerantes porém com outra roupagem.
O que vc acha?

@alinebastos
Copy link
Contributor

E perceba que quando alguém coloca um comentário intolerante e parece irredutivel vai mó galera discutir com a pessoa, mó galera fica exausta de sempre ter que explicar as mesmas coisas (que sim, parecem bem explicitas no CoC e nos textos do Medium do TC) e no final sempre sai alguém nervoso porque tentamos ser "tolerantes".

Concordo, é cansativo demais!!! Precisamos de uma regra clara pra evitar essas discussões que geralmente não dão em nada, só stress.

@lbighetti
Copy link
Contributor

lbighetti commented Mar 16, 2018

Uma solução alternativa que funciona pra gente no Telegram do Elixir é deletar a mensagem em questão pra não dar espaço pra gerar mais intolerância, e nem gerar mais perturbação além das pessoas iniciais que leram. Daí mandar msg pra pessoa no privado do tipo: "Cara, apaguei sua msg por isso".

Isso anda funcionando bem e podíamos tentar aqui.

Por exemplo, duas pessoa se estranharam lá e uma delas fez um comentário que dava pra ser interpretado como homofóbico. Não era explicitamente, e a pessoa em questão poderia tentar dialogar e se defender - parecido com esse caso. Deletei e mandei msg pros dois individualmente explicando que gostaríamos de ser o mais inclusivo possível e evitar esse tipo de comentário.

Benefícios:

  • O resto do grupo não se afetou, apenas as pessoas em questão e os admins (talvez algumas poucas que leram antes de eu deletar?)
  • Não fica lá na cara de todo mundo thread / tópico, o que é propício a perdurar a discussão desgastante e gerar mais comentários similares ao problemático.
  • As pessoas no geral escutam e refletem quando falamos com elas em privado, ao contrário de apontar o erro delas em público. No caso do TC o cara era um babaca mesmo, mas muita gente tá disposta a mudar se a gente conversar, e a gente perde isso isolando a pessoa em público.

Contras:

  • As pessoas podem se sentir "censuradas".

O processo pode ser:

  • Alguém moderação vê o comentário, manda no channel do slack e deleta.
  • Manda msg pra(s) pessoa(s) em privado.

O que acham ?

@woliveiras
Copy link
Member

Concordo 100%, @joselialcosta!!!

Mas nem precisa alterar o COC pra isso, só precisamos mesmo fazer com que se cumpra e colocar um limite de até onde tentamos dialogar com alguém...

O objetivo do TC não é, de fato, orientar pessoas intolerantes, mas auxiliar pessoas a entrarem na área de desenvolvimento de software e por isso é fora de escopo ficar discutindo, realmente.

Essas discussões só acontecem por culpa minha viu. Me desculpem. É porque eu queria que ajudássemos os movimentos a mudarem a cabeça das pessoas e fiquei forçando a galera do core a discutir mais antes de expulsar alguém, mas na comunidade (online) não é o melhor lugar para se fazer isso, como já constatamos. 😂

O que precisamos é definir um limite aqui: até que ponto seguimos em uma discussão com alguém que demonstra ser intolerante ou sem conhecimento sobre as injustiças? Porque a falta de conhecimento pode levar alguém a cometer erros contra o código de conduta e eu acredito que nós deveríamos auxiliar essa pessoa a chegar a esse conhecimento.

@woliveiras
Copy link
Member

A alternativa do @lbighetti eu acho uma excelente ideia, gente!

@alinebastos
Copy link
Contributor

Essas discussões só acontecem por culpa minha viu. Me desculpem. É porque eu queria que ajudássemos os movimentos a mudarem a cabeça das pessoas e fiquei forçando a galera do core a discutir mais antes de expulsar alguém, mas na comunidade (online) não é o melhor lugar para se fazer isso, como já constatamos.

É verdade, é tua culpa! hahahaha
Que isso não se repita :P

@khaosdoctor
Copy link
Contributor

A alternativa do @lbighetti eu acho uma excelente ideia, gente!

Também gosto dessa alternativa, dessa forma não oneramos a comunidade como um todo e sim só aqueles poucos que lerem.

Nos contras eu não acho que seja uma censura, porque se está gerando intrigas e ameaçando dividir as pessoas do grupo, então é meio que uma "autopreservação", para manter a paz geral.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
Projects
None yet
Development

No branches or pull requests

6 participants