Fagno Alves Fonseca <[email protected]> Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas – UFT.
Important
|
MATERIAL EM CONSTRUÇÃO |
Em uma aplicação na WEB a comunicação é feita através de protocolos populares (HTTP/FTP), que não exige ao usuário ou cliente qualquer sistema operacional em particular instalado em sua máquina.
Tudo que os clientes necessitam é de um sistema operacional qualquer com um navegador WEB (browser). Isto traz diversas possibilidades dentro de uma ampla gama de aplicações baseadas na WEB.
Você não precisará se prender aos problemas de distribuição presentes em toda aplicação standalone e irá distribuir sua aplicação a qualquer pessoa que possua um navegador WEB.
Uma aplicação WEB é um tipo de aplicação que faz uso da chamada estrutura Cliente-Servidor.
Um servidor web recebe uma solicitação e devolve algo para o cliente.
Um browser permite ao usuário solicitar um recurso. O servidor pega a solicitação, encontra o recurso e retorna com algo para o usuário. Algumas vezes este recurso é uma página HTML. Outras, uma figura. Ou um arquivo de som. Ou até mesmo um documento PDF. Não importa - o cliente solicita uma coisa (recurso) e o servidor a envia de volta.
A menos que o recurso não esteja lá, erro "404 Not Found", a resposta que você recebe quando o servidor não pode encontrar o que ele acha que você solicitou.
Um cliente web permite ao usuário fazer solicitações ao servidor, exibindo para ele o resultado do pedido.
Quando falamos em clientes, no entanto, geralmente queremos dizer ao mesmo tempo o usuário e o browser (ou um dos dois) .
O browser é o software (como o Chrome ou o Firefox) que sabe se comunicar com o servidor. A outra grande tarefa do browser é interpretar o código HTML e exibir a página ao usuário.
Então, a partir de agora, quando usarmos o termo cliente, geralmente não nos preocuparemos se estamos falando do usuário ou do browser. Em outras palavras, o cliente é o browser jazendo aquilo que o usuário solicitou.