Os requisitos funcionais descrevem o comportamento do sistema, seus requisitos para o funcionamento de cada item, ou seja, os requisitos que descrevem o trabalho que o sistema deve realizar. Ademais, são de extrema importância no desenvolvimento de aplicativos, pois, sem eles não há funcionalidades nos sistemas. Portanto, seus modelos devem ser construídos em um nível de entendimento claro e objetivo, além de um código fonte totalmente aplicável.
Os requisitos não funcionais são requisitos que não estão diretamente relacionados com os serviços específicos oferecidos pelo sistema a seus usuários. Eles podem estar relacionados às propriedades emergentes do sistema, como confiabilidade, usabilidade, segurança, tempo de resposta, tecnologias envolvidas etc. Ao contrário das caracterpisticas individuas ou serviços do sistema, os requisitos não funcionais, muitas vezes, aplicam-se ao sistema como um todo.
As Regras de negócio são políticas, condições ou restrições que devem ser consideradas na execução dos processos existentes em uma organização. As regras de négocio constituem uma parte importante dos processos organizacionais, porque descrevem a maneira como a organização funciona. As regras de negócio de uma organização são normalmente identificadas nas fases de levantamente de requisitos e análise.
Na terminologia da UML, qualquer elemento externo ao sistema que interage com o mesmo é, por definição, denominado ator. O termo "externo" nessa definição indica que atores não fazem parte do sistema. Já "interage" significa que um ator troca informações com o sistema (envia inforamações para o sistema processar, ou recebe informações processadas provinientes do sistema). Atores representam a forma pela qual um sistema percebe seu ambiente.
Um Caso de uso é a especificação de uma sequência completa de interações entre um sistema e um ou mais agentes extenos a esse sistema. Um caso de uso representa um relato de uso de certa funcionalidade do sistema em questão, sem revelar a estrutura e o comportamento internos desse sistema. Ademais, há vários estilos de descrição propostos para definir casos de uso, escolhemos descrever os casos de uso no formato de descrição numerado, detalhando fluxo principal, fluxos alternativos e fluxos de exceção.